domingo, 17 de março de 2013

Encontros



Esperava estar em Champ Le Sims por volta do meio dia, mas o inverno como sempre havia chegado rigorosamente aquele ano, e a quantidade de neve acabou por atrasar o meu voo, do alto eu mal conseguia vê as belezas de minha amada cidadezinha. Acreditava que aquele fosse o primeiro inverno que passaria longe dos meus fantasmas e das inúmeras recordações que eu tinha daquele lugar, não imaginei que tão cedo colocaria novamente os pés naquele solo... Mas estava tão feliz por isso, que por um instante senti a tristeza se dissipar, dando lugar a um sorriso.


Teria nevado no dia anterior, e com as estradas escorregadias o taxi ia lento, enquanto da janela eu ia revendo as ruas e vielas... Algumas com suas casas já iluminadas pelas luzes de Natal. Tudo igual como sempre e todos os anos.
- Monsieur, S'il vous plaît suivez par Montparnasse!
- Oui, ma demoiselle!¹
Pouquíssimos em Champ le Sims falavam português, e mesmo tendo vivido minha vida inteira ali, dominava tão bem outros idiomas quanto o meu de origem, e já havia me habituado com o português usado em Bridge.
Ali estava a casa... Intacta. Igual eu havia deixado...


Pedi que ele parasse o carro, e desci... Nostalgia e tristeza eram os dois sentimentos presentes em mim naquele momento. Tantos anos vividos ali, e de repente tudo deixado pra trás, por um momento acreditei que a chave ainda estivesse no lugar onde eu costumava deixar antes de sair, procurei por ela entre uma brecha e outra da caixa do correio, então me dei conta que desta vez eu não havia saído só por alguns dias, e que a intenção não era de voltar.
Na soleira da porta ainda estava o tapete de “Boas vindas” e o sino dos ventos cantantes na janela, aquele barulho havia me irritado por um tempo enquanto criança, até compreender que segundo a minha mãe me traria bons sonhos.


Parecia estar alheia ao mundo enquanto olhava tudo a minha volta, como numa inspeção de reconhecimento. Observei tudo janela adentro, e tudo permanecia igual, os tapetes, as cortinas, os móveis - agora cobertos - mas acrescidos de um cheiro de coisas que ficaram guardadas em um baú. Cheiro de coisas que pararam de viver por algum tempo. Compreendi que eu e a casa tínhamos muito em comum, como uma casa fechada, eu estava exposta para alguns moradores, mas fechada a qualquer morada.
E assim eu fui sendo ao longo do tempo, e me tornando cada vez mais reservada, sem saber ao certo até que ponto tudo aquilo seria bom pra mim.


Dei a volta na casa... A área da piscina ainda tão bem conservada. Os dias de verão ali, me aqueceram a alma, na companhia do gato, até então desaparecido, sobre a sombra das árvores. O outono havia chegado e partido e a casa não pareceu sofrer as mudanças da estação. Pelo chão... Nenhuma folha, apenas a neve começava a se acumular.
O zelador que eu havia contratado parecia estar cuidando muito bem dali, pelo menos da parte externa, notava-se o carinho com que ele havia se disposto, vendo as roseiras todas bem aparadas, embora cobertas de neve. De uma coisa eu tinha certeza... A de ter deixado minhas melhores lembranças em boas mãos.


O dia começava a cair, e o frio a ficar incessante, deveríamos estar a qualquer numero abaixo de zero, logo começaria a nevar. Era melhor me adiantar antes que o Senhor do taxi decidisse se cansar daquela espera e me deixar ali plantada, começava anoitecer e eu precisava logo me recolher.
Eram pouco mais de 6:00 horas quando cheguei a tal casa, não tive problemas com a localização, conhecia aquela cidade com a palma da mão, o problema maior foi chegar e não encontrar a Senhora - com quem eu havia fechado o contrato -  a minha espera... Tentei ligar e nada, sem sinal, isso sem sombra de dúvidas estaria relacionado a toda aquela neve.


Começava ficar preocupada, não fazia ideia de onde encontrar a tal Amelie Collet, ainda mais àquela hora e com toda aquela neve começando a cair... Eu teria congelado ali fora se devido a minha insistência não tivesse acabado por esbarrar na porta e perceber que ela se encontrava destrancada.
Eu tinha certeza que se tratava da mesma casa do anuncio, e se ela me aparecesse mais tarde, não tinha razões para reclamar caso eu tivesse entrado sem sua permissão. Antes dentro do que congelada. Pensei.
Mais tarde eu tentaria novamente entrar em contato.


Uma lareira!
- Gosto de olhar o fogo. Ele traça formas maravilhosas, tingindo-as de cores incríveis. Nem na aquarela do maior pintor do mundo é possível encontrar os tons que se fundem nos semitons, ou até nos contrastes harmoniosos que faz fluir da madeira. É um quadro vivo. Pena que dure tão pouco.
Não me importava com o tamanho da casa, sabia que ali eu passaria boa parte do tempo com meus desenhos, alguns livros e quem sabe um bom néctar para aquecer os dias nevoentos que se seguiriam durante aquele meu inverno em Champ Le Sims.


Subi com as malas e coloquei-as no quarto, ao sair me deparei com uma porta à esquerda da minha, abri pensando que fosse um banheiro, mas não... Para minha surpresa um perfume envolvente se fez sentir cada vez mais nítido nos lençóis e no ambiente, provavelmente por se encontrar fechado o quarto.
Não devia ter muito tempo que a casa havia sido entregue. Embriagada pelo perfume delicioso... Deitei e devido o cansaço da viagem, adormeci por pouco menos de uma hora. Acordei com um vazio no estômago. Troquei de roupa e resolvi descer.


Estranhei que o último morador houvesse deixado suprimentos na geladeira suficientes para alimentar uma família – ainda que pequena – por uma semana inteira. Senti falta de três dos meus ingredientes favoritos, cogumelos, mel e limões... Eu não conseguiria passar uma semana sem minhas deliciosas omeletes de cogumelos e muito menos minha torta de limão, nada que uma visita ao mercado no dia seguinte não resolvesse.
Já me preparava para o meu programinha noturno diante da lareira...
- Ah legal... Não temos cogumelos, não temos limões, não temos mel e para completar, também não temos néctar, era só o que me faltava! – resmunguei abrindo a geladeira – “cereal com yorgute.” Foi tudo o que eu consegui ingerir aquela noite. Os meus ingredientes especiais poderiam esperar, mas o néctar não, o néctar era essencial e isso eu saberia onde encontrar. Então por que não dá um pulo na produtora? Nem era tão tarde, além do mais a produtora nunca fechava. Era lá onde se fabricavam as mais deliciosas e refinadas garrafas da bebida dos deuses, envelhecidas por sinal em seus porões. Levantei decidida a ir à produtora, e com tanta pressa acabei deixando para trás o prato sujo sobre a mesa.


- Yves!!!
Não acreditei mesmo quando o encontrei por trás do balcão da produtora.
- Mon chér et toujours belle, Morton!² – Disse enquanto me beijava a face naquele típico cumprimento francês.
Não preciso dizer que Yves era um velho amigo, estávamos sempre ‘inventando’ alguma coisa no tempo que passávamos juntos, ele era meu ‘costureiro cobaia’ e devo confessar que com o tempo ficou bom nisso, infelizmente esta não era uma profissão muito aceita pelos seus familiares, que para impedir que o filho fosse adiante com os seus propósitos, colocaram ele a frente dos negócios de família, principal ramo na venda e produção de néctar. E foi assim que de alfaiate ele passou a vendedor, o que havia de bom nisso? Bem... Ele agora oferecia cursos na produção de néctar, não estava feliz com o resultado de seus esforços, mas era o que tinha pelo momento a oferecer.
Em minha opinião ele estava se perdendo! Aquele garoto tinha futuro.


Fui ate uma das prateleiras para vê o que tinha disponível, era inaceitável que tantos néctares e nenhum, contivessem fruta flambada com cranerlet nuala em sua produção, ele me disse para descer e verificar nas prateleiras logo abaixo no porão da produtora... E se caso precisasse de ajuda, estaria a minha disposição.
Já tinha ido a produtora outras vezes e conhecia bem o porão,  mas sempre desconfiei que aquelas paredes guardavam algum segredo, sentia uma espécie de vertigem cada vez que descia aquelas escadas, mas adiante um casal discutia o desaparecimento de um amigo, pelo pouco que ouvi a moça se chamava Meg, parecia preocupada... Quanto ao cara, nem tanto.


A prateleira dos fundos perto do banheiro era minha última alternativa, o casal tinha subido para a parte superior da produtora, pareciam mesmo bem preocupados, então me dei conta que estava praticamente sozinha ali embaixo, teria chamado o Yves para que me fizesse companhia, caso o som abafado que vinha do banheiro não tivesse me chamado atenção.
Alguém parecia estar com problemas, ou muito encrencado.


Por um instante tive a intenção de bater e perguntar se estava tudo bem, mas acabei esquecendo os ruídos no interior do banheiro quando o celular deu sinal de vida.
Era a Jessica...
- Eu sabia! Liguei pra sua casa... Seu Mordomo informou que a Senhorita tinha viajado... Alguma coisa já me dizia que faria isso...
- Jessica... Posso falar com você depois? A chamada está horrível! Também preciso subir, o lugar em que estou não me agrada muito, mas depois te conto... Pode ser?
Naquela hora ouvi a voz do Yves dizendo que havia encontrado 3 garrafas do néctar em uma das prateleiras que eu tinha esquecido de inspecionar...
- Tudo bem... Vê se liga mesmo!
- Ligo, prometo... Bjos
Desliguei o celular e subi as pressas esquecendo-me de verificar o tal barulho que vinha do banheiro.


Peguei as garrafas com Yves, que depois de me contar mais sobre o seu trabalho na produtora, ficou de me ensinar no dia seguinte os segredos para se fabricar um bom néctar. Claro que eu não perderia essa aula gratuita.
Também não tinha nada de muito interessante pra fazer, no dia seguinte e com previsão de neve, eu que não ficaria o dia inteiro em casa... Já havia me habituado aos invernos de Champ le Sims.
Marcamos de nos vê por volta das 2:30 da tarde, quando ele teria uma pequena folga e um pouco mais de tempo para mim...
- Rendez-vous demain, mon ami!
- Rendez-vous  demain, ma chérie!³


Não fui para casa aquela noite sem antes passar pela cafeteria Catânia... Sentia falta do chocolate quente com os croissants incríveis de lá.
Mal havia me alimentado desde que cheguei, e pensando no frio que faria, seria melhor prevenir do que remediar. A praça estava iluminada e linda como todos os anos ficava a cidade coberta de neve com as casas e suas luzes multicoloridas, lembrei-me de como tudo aquilo havia me encantado um tempo e perdido também o encanto com ele.
- Invernos... – murmurei baixinho.


Quando entrei em casa não fazia ideia do sono que sentia, a intenção era passar um fim de noite como nos velhos tempos, um programinha diante da lareira, e eu havia me deslocado até a produtora por que sem o néctar não seria perfeito e muito menos como nos velhos tempos.
Não conseguia manter meus olhos abertos, e se eu piscasse, provavelmente acordaria no dia seguinte e quando por um instante deitei na cama, adormeci profundamente. E só no dia seguinte eu acordei...

Nota:
Montparnasse - Bairro de Paris na França, localizado na margem direita do rio Sena.
1- Senhor, por favor, siga por Montparnasse! - Sim, Senhorita!
2- Minha querida e sempre bela, Morton!

3- Até amanhã, meu amigo! - Até amanhã, querida!

12 comentários:

  1. Olá Luma... É muito bom voltarmos (nem que seja por pouco tempo) ao local onde vivemos a maior parte da nossa vida. Eu ainda estou a ganhar coragem para voltar a Bridge...

    :*, Ben

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sido dificil Ben, conviver com a falta que sinto dos meus pais e esta foi uma das principais razões por ter saído daqui, acredito que por isso tambem tudo que antes me parecia maravilhoso agora me dê um certo ar de tristeza... ainda assim eu precisava voltar... Encara seus medos, volte a Bridge se por alguma razão o que lhe impede é algo que pode ser superado.

      Bjos querido Ben.

      Excluir
    2. Sai de Bridge por uma razão como a tua, Luma :/ A morte de meus pais...

      Bjos Luma :*

      Excluir
    3. Eu venho tentando superar e eu acredito que também irás conseguir.. é algo que doi enquanto tem de doer... mas aos poucos vamos nos descobrindo vivos.

      Bjos Ben

      Excluir
  2. Champ Le Sims é uma linda cidade e coberta de neve e luzinhas a piscar lembra de certo a época Natalícia da nossa infância na qual damos mais valor e esses enfeies lembrando-nos de todas as prendas que poderemos receber.
    O calor e o ambiente envolto a uma lareira é sempre agradável em dias de muito frio e acompanhado de um bom néctar e uma boa companhia será ainda mais agradável, se bem que por vezes nos apetece estar só a vaguear nos nossos pensamentos e recordações. É isso que eu acho que você faz de momento.
    A sua casa de infância é linda, deve ter boas recordações se bem que agora acho que Luma recorda com uma certa tristeza talvez por seus entes queridos terem partido.
    Nada melhor que um sono relaxante para apagar certas memórias.
    Por falar em memória, o que se estaria a passar naquela casa de banho? Tem alguma coisa a ver com Andrew?

    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi todo esse cenário que me encantou uma tempo BeAz... quando criança, mas agora volto por outra razão... volto por que preciso me sentir mais perto dos meus pais a cada inverno em que se aproxima a data em que eles morreram naquele fatídico acidente de trem. Isso é algo que me custará esquecer. Por hora é necessario que eu fique mesmo sozinha que me encontre aos poucos.

      Bjos BeAz!

      Excluir
  3. Ah, o néctar! Saudades de Champs... Uma passagem rápida, mas deixou boas lembranças... Bjussssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossivel passar por Champ Les Sims e não levar consigo cenários lindíssimos e o delicioso sabor do nectar de lá.

      Bjos Lindíssima!

      Excluir
  4. Olá! Sua história parece boa, Champs é um lugar encantador, a casa é linda, mas essa sim, Luma, me desculpe mas eu conheço. Tive um certo trabalho para conseguir um perfil mais anguloso e para desenhar um nariz mais feminino e delicado.... Sei que a sim está para download, mas seria mais elegante de sua parte se tivesse me pedido para usá-la em sua história, provavelmente eu não negaria. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Via Sims... acho que se trata de Meg... Enfim, tomei conhecimento do seu blog há apenas alguns dias através do Anibal, lembro ate a questão pela qual ele me enviou o link, (download de casas para o jogo) que eu nunca cheguei a baixar por sinal, eu não estou aqui a fim de 'roubar' sims de ninguem! e muito menos criar confusão por conta disso, mas... eu devo lhe pedir desculpas Meg... A MINHA SIM "LUMA" EU NÂO LHE DOU!!! Ela é criação MINHA SIM, eu nunca em toda minha existencia tinha ouvido falar de vc na face da terra ou do seu blog, para pegar uma sim sua e usar como sendo minha, eu tenho todo o processo de criação dela no CAS e ela foi criada exatamente para esse trabalho pelo qual eu me dispús a fazer em conjunto com o Anibal e outra amiga, cada detalhe, cada peça de roupa... cada item que eu coloquei nela... foi EU quem colocou... Sims por ai encontramos aos montes parecidos com o nosso, mas eu retiro de vc o direito de dizer que ESTA SIM É SUA! POR QUE ELA NÂO É... vc não pode simplesmente sair por ai falando que reconhece em sims dos outros criações suas, por que eu lamento informar, eu não conhecia vc quando comecei o blog e nem tão pouco havia feito download de nada seu. Gostou da sim? pois é... ELA É MINHA!!! NUNCA FOI SUA E EU TENHO PROVAS DISSO!!!
      Vc diz que reconhece nela um nariz feminino e delicado... pois cada detalhe dele FOI EU QUEM CRIEI! obrigada pelo elogio, obrigada pela visita em meu blog também, e desculpe se eu decpecionei vc ao criar uma sim tão bonita quanto alguma que vc tenha e que também o ache...outra coisa... ela não esta para download, eu nunca coloquei ela para download em lugar algum. por que ela foi criada unica e exclusiva para essa historia.
      Estou sendo educadamente elegante ao afirmar isso, eu não tenho que dá creditos a voce e nem a niguem por uma coisa que eu tenho conciência de que EU CRIEI, eu não preciso fazer downloads de sim de ninguem,vc disse que demorou pra reconhecer uma sim sua na luma... EU LHE DIGO QUE VC AINDA NÃO RECONHECEU. POR QUE ELA NÃO É SUA E NUNCA SERÁ. DESELEGANTE FOI VC, QUANDO SEM PROVAS VEIO AQUI ME ACUSAR DE TER ROUBADO ELA DE VOCÊ.

      Bjos fique bem querida...
      PS: não saia por ai fazendo o mesmo que vc acabou de fazer... é feio. é deselegante, e não é digno de uma criadora de conteudo personalizado. coisas parecidas temos aos montes, mais NADA, absolutamente nada me levaria a pegar sim dos outros pra usar como meu.

      Essa sim se chama LUMA MORTON é Criação de MISSLENE SZELMENCZI, e NUNCA FOI POSTA PARA DOWNLOAD. Desculpe lhe decepcionar!

      Excluir
  5. Luma, sua linda!! Eu voltando para Bridgeport e vc me foge para Champs!! Pode tratar de voltar rapidinho que eu quero te conhecer!! Aproveite e traga uma dessas garrafas de nectar delicioso para que possamos toma-la juntas enquanto conversamos animadamente!!

    Beijooos e até breve!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas logo estarei de volta querida Sam, oportuidades para nos conhecermos não faltará, ou esquece que eu agora resido em Bridge e Champs será morada apenas de férias? levarei algumas das garrafas preparadas exclusivamente por mim, e outras que encontrei envelhecidas aqui na produtora. Espero que gostes dos mimos.

      Bjos Amada!

      Excluir