sexta-feira, 8 de março de 2013

Voltando ao passado


 Eu tinha livre o resto da tarde, enquanto esperava impacientemente pela ligação da Jéssica, confirmando nosso encontro à noite depois que ela voltasse do trabalho, não havia vestígios e nem previsão de chuva, se continuasse assim teríamos um encontro agradável.
Estava feliz em poder dividir mais do meu tempo com minha amiga, agora que morávamos na mesma cidade então... Não conseguia pensar em mais ninguém que eu pudesse contar. 


A Jessica ainda não havia ligado e pra minha distração fui pesquisar sobre as novas tendências de moda no exterior, e assim ia passando o meu tempo enquanto Bertrand ‘lutava’ com as folhas que insistiam em cair das árvores, a área da piscina estava um caos, por vezes a dedicação dele em manter limpo o ambiente, me chamou a atenção, fazendo com que deixasse de lado um pouco o ipad pra observá-lo.
Imaginava ele e toda trabalheira que deveria ser cuidar do jardim a cada outono com aquela quantidade de árvores espalhadas pelos arredores da casa... Pensava que havia sido assim por anos a fio, e ainda assim, ele parecia gostar do que fazia porque não o via reclamar.

Eram quase 7:00 horas e Jessica ainda não havia ligado, levantei e fui tentar colocar em prática os meus dotes de mixóloga, tinha terminado de preparar algumas bebidas quando o meu telefone tocou. Não preciso dizer quem era.
- Não vai dá.
- O que houve?
- O Andrew, quando cheguei do trabalho ele já estava praticamente decidido a ir pra Champ le Sims, achei que ele só fosse amanha, uma vez que ainda estava indeciso entre uma cidade e outra
“Ah é verdade! - Pensei - A cidade estava em polvorosa devido o evento anual de gastronomia, onde chefs de vários países se juntavam para apresentar iguarias diversas de sabores variados e do mais alto requinte. Era uma época em que seria comum encontrar pelas ruas de lá celebridades disfarçadas e pessoas de toda classe e estilo.”
Senti uma nostalgia boba!
- Já sei... O evento de gastronomia... Ele fez uma ótima escolha.
- É bem isso... Deixei-o na biblioteca vendo um lugar pra ficar, estou entrando no banho e já passo ai.
- Não! Espera, deixa que eu passe ai!
- A tá... Então aproveita e traz uma roupa de dormir, te espero!

Desliguei o telefone e subi praticamente correndo as escadas, peguei uma valise e separei algumas coisas a fim de levar comigo...  Preferia mesmo ficar em casa na companhia dela do que sair por ai, meus últimos dias já haviam sido agitados o suficiente, agora a calmaria.
Antes de sair falei com Bertrand... Avisei que não voltaria àquela noite pra casa... Ele parecia ficar preocupado cada vez que eu saia por ai sem rumo. Não devia satisfação de qualquer coisa em minha vida, mas se fosse pra mantê-lo tranquilo o faria sem problema algum.   
                                                                    
 
Jéssica me recebeu com um abraço apertado.
- E o seu irmão? – perguntei olhando em volta
Partiu a pouco menos de meia hora. Por bem pouco você não dá de cara com ele.
- Deve ser mesmo um apreciador da culinária francesa, caso contrário, acredito que não tivesse ido com tanta pressa.
- Tenho lá minhas desconfianças sobre as razões – falou isso com aspecto pensativo - História longa, Vem... Preparei uma comida gostosa pra gente, aproveita e vai me contando o que tem feito desde que chegou e quais loucuras foram essas que você andou se metendo.
- Você fala como se você também não fosse mestre em se meter em confusão. – falei ironicamente


Depois do jantar ela me apresentou a casa... Belíssima por sinal. Tinha uma área externa invejada, e cada cômodo muito bem decorado... Tudo a gosto do próprio irmão, disse que mesmo sendo segura, passou por uma tentativa de assalto recentemente que graças a Deus acabou não dando em nada. Também contei pra ela sobre a agitação dos meus primeiros dias em Bridge, sobre a Quel, o moço no meio da noite, e o meu desconforto em ter que ficar sendo tratada como Senhora, pelo Bertrand. Ela sorriu...
- Você? Senhora?
- Sabe que eu até entendo? Mas isso não deixa de ser um tanto desconfortável, além de me fazer sentir-se com idade bem mais elevada... Era até mais aceitável que ele me tratasse por você.
Enfim... Mais cedo ou mais tarde ele acaba acostumando.
- Ou ele ou você... Não é?
- É... Pelo menos assim eu espero.

Conversamos sobre todas estas coisas, enquanto o sono não chegava, era bem tarde quando decidimos subir... Eu começava a me sentir um pouco sonolenta, ela me acompanhou ate o quarto de hóspede, e certificou-se de que eu estaria bem acomodada.
- Vê se dorme! Não pretendo mais tomar o teu tempo, amanha ainda teremos um longo dia pela frente!
Sorri enquanto ela me dava às costas retirando-se do quarto.
- Durma bem também. 

Foi a última coisa que lembro ter pronunciado antes de deitar na cama e adormecer... Acordei procurando um relógio, ou algo que pudesse me orientar dentro daquele quarto, uma vez que o clima lá fora não ajudava em muita coisa. Troquei de roupa e desci... Encontrei a Jessica na sala de estar, provavelmente falando com o irmão no telefone, quando deu uma pausa na chamada...
- Finalmente acordou! Achei que fosse dormir ainda pelo resto do dia! – falou isso ainda no telefone enquanto eu descia as escadas.
Fiz sinal de ‘bom dia’ e caminhei ate a sala de jantar que ficava logo ao lado, enquanto ouvia o monólogo dela no telefone tentando explicar pra ele que falava comigo e não com um homem.
“Não Andrew!”
“Esta tudo bem sim...”
“A Luma veio dormir aqui em casa...”
“É...”
“Eu tinha ficado de encontra-la ontem à noite, lembra?”
“Eu não estou mentindo, eu não teria por que mentir pra você.”
“Não... Não é nenhum homem que eu coloquei aqui dentro de sua casa...”
“É a Luma sim Andrew.”
“Preciso desligar tá?... Fico feliz que tenha chegado bem e que esteja tudo bem com você, aproveite a viagem. Bjos, também te amo ‘irmãozão’”
Ele parecia gostar tanto da irmã...  Parecia mesmo tão preocupado com a segurança dela.
Por um instante pensei se teria sido mesmo uma boa ideia me meter na casa do Andrew sem ao menos tê-lo conhecido. 
Depois do café, ela me convidou a dar um mergulho...
- Aproveitemos o dia de sol! Em pleno outono isso é quase um milagre.
- Não trouxe nenhuma roupa de banho, o mergulho fica pra outro dia, falando nisso... Conhece algum tatuador por aqui?
- Ta brincando que vai fazer outra tatuagem???
- Não... Remover uma das que tenho.
- Ah ta... Bem... Acho que sim... Tem um estúdio ao lado da biblioteca municipal... Quer ir lá depois?
- Pode ser.
- Acho que tem que marcar, isso não é um daqueles procedimentos complicados não?
- Não muito... Eu creio.
Ela me deixou sentada na pequena mesa que havia ao lado da piscina e subiu resmungando algo do tipo...
- Se você não quer aproveitar esse dia maravilhoso então eu é que não vou desperdiça-lo! Não demoro! 

É possível que ela tenha se distraindo com alguma coisa, ou simplesmente perdeu a vontade de cair na água, por que não demorou até ouvir os passos dela se aproximando e as seguintes palavras
- Definitivamente eu não consigo acreditar que você trocou a piscina por esses seus malditos desenhos!!!
- Já te disse pra não falar assim da minha profissão. – falei meio aborrecida
- Tá... Então reformulando minha frase, definitivamente eu não consigo imaginar que você trocou a piscina e esse dia espetacular por esse maldito Ipad!!!
- Jéssica... É o meu trabalho! – falei, levantando-me da mesa e indo até a borda da piscina.
Vendo que havia se precipitado com as palavras, ela acabou por deixar de lado sua meia indignação e sentando-se a mesa em que eu acabara de levantar, respondeu:
- Desculpa... Eu só queria que você não levasse aqui a mesma vida que estava levando em Champ le Sims.  Trabalho, trabalho e mais trabalho.
- Eu sei, não é isso que eu quero pra mim também, mas só assim eu consigo esquecer um pouco os problemas. Preencher em parte esse vazio.

- Luma... Que problemas? Pára de se torturar! Pára de se culpar! Já fazem anos que tudo aconteceu e eu entendo que você sofra por isso, mas você tem que viver! Viver para você e não em função de um passado remoto!
- Eu preciso voltar lá...
- Não. Você não precisa e você não vai!
- Eu preciso voltar lá Jéssica! Se eu não for eu vou me culpar por isso.
- Não sei onde ‘se torturar’ faz parte da nova vida que você disse que teria aqui.
Ela falou isso com tristeza nos olhos.
- Com um tempo eu vou acostumar. Você vai vê.
- Quando???
- Nossa! O dia está mesmo bem quente, acho que... - Ela interrompeu minha fala.
- Você esta se refugiando no tempo pra não responder minha pergunta.
- Eu não sei!!! Eu não sei Jéssica!!! Eu sinceramente não sei quando!!!
- Você vai não é?
- Não sei te dizer. Essa conversa não me fez bem. E embora eu saiba que você esta certa, eu não consigo ignorar o que essa época significa pra mim.
- Seja qual for tua decisão... Conta comigo tá?
- Se há uma coisa da qual eu tenha consciência aqui... É a de que posso contar com você.
- Sempre.
- Sempre.
Ela me abraçou apertado e com tristeza, sabia que agir por impulso era algo que já tinha se tornado parte de minha personalidade, então não havia nada que fosse capaz de garantir de que amanha nos veríamos novamente.
- Se cuida.
Ela disse da porta, enquanto eu acelerava o carro por volta das 6:00 horas, de volta pra casa.
E chegando em casa a primeira coisa que fiz foi subir para o quarto e procurar no ipad algum imóvel disponível, era sorte que aquelas alturas eu conseguisse encontrar, mas não me custava tentar, se eu iria para Champ le Sims, se precisava mesmo me torturar... Como a Jessica falava, então que não fosse para a mesma casa, não me demoraria por lá muito tempo. O fim do outono trazia cada vez mais plangente a memoria dos meus pais, e essa triste recordação era quem me arrastava como sempre ao tumulo deles com certa devoção doentia.

Com sorte ainda havia uma casa disponível; peguei o único telefone que havia na página e liguei. Uma tal de Amelie Collet, me atendeu... Acertei com ela para o dia seguinte, e comecei arrumar minhas malas... Pelas minhas contas as 12:00 horas do dia seguinte, eu já estaria em Champ le Sims.
Aproveitei o jantar para avisar a Bertrand sobre minha viagem, e a única coisa que ele me perguntou foi sobre quanto tempo eu me demoraria e o que fazer com os recados e ligações que eu viesse a receber...
- Anote todos! E para aqueles que perguntarem sobre mim, avise que breve estarei de volta.

Eram 4:30 da manha  quando eu levantei, o avião para Champ le Sims sairia as 5:30, Eu precisava me apressar, Bertrand já havia acordado pois sabia de minha viagem e não quis deixar-me ir de estômago vazio... Enquanto eu tomava o café que ele havia preparado com tamanha dedicação... Ele colocava minhas malas no carro, Fazia frio lá fora, era manha de inverno.
Mal engoli a comida, já tive que sair às pressas ou perderia o voo, Bertrand me acompanhou até o portão da garagem...
Eu já tinha visto aquela cena em algum lugar! Uma espécie de Dejavú.
- Dê noticias, menina! – Falou isso com certa tristeza, provavelmente achando que eu nunca mais voltaria.
- Darei. - E acenando com a mão, dei partida no carro, de volta ao passado.

6 comentários:

  1. Confesso que fiquei nervosa com essa sua viagem, porque não levou Jessica com você? Apesar dela ser espontânea ela preocupa-se com você.
    Tenha cuidado e sobretudo prepare-se para o que poderá descobrir, seja forte!
    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Descobrir' ou 'encontrar'
      A jéssica por mais espontenea que seja não me ajudaria muito, ela é amiga demais, se preocupa demais, e isso as vezes pode dificultar um pouco, teria falado com ela sobre essa minha ida repentina, mas infelizmente duvido que ela mesma me deixasse ir...

      Bjos BeAz!

      Excluir
  2. Olá Luma, espero que não demore a voltar de Champs! Estou retornando a Bridgeport, e é lógico que estou louca para conhecê-la!!!
    Beijoooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demorarei querida Sam... Breve estarei de volta, ou posso dizer que o mais breve possivel estarei de volta?
      Também ando as voltas para lhe conhecer...

      Bjos

      Excluir
  3. Nossa, isso foi... Impulsivo.
    Boa viagem, Luma, e espero que retorne mesmo!

    Bjussssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impulsivo como... EU!
      Voltarei sim, quando menos esperar estarei de volta.

      Bjos Amada!

      Excluir